quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PLANO DE AULA - 9º ANO / 4º BIM. 11/2014

1. IDENTIFICAÇÃO: 
NOME DA DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Daniela Menegassi
ESCOLA: Estadual Cel. “Francisco Matarazzo Sobrinho”
ANO/SÉRIE/TURMA: 9º ano – 11/2014
PERÍODO: 4º bimestre

2. TEMA(S): Discurso Político / Gêneros Argumentativos

3. OBJETIVOS: Fazer o aluno compreender o uso desse tipo de discurso utilizando um modelo real e pertencente a nossa história para que tenham condições de ser mais participativos. Explicar de forma breve tipos de “Gêneros Argumentativos”: editorial, artigo de opinião, carta argumentativa, carta de solicitação e de reclamação.

4. JUSTIFICATIVA: É importante que o aluno tenha conhecimento desse tipo de discurso que faz parte da nossa realidade social, político e econômica. A compreensão da “argumentação” é essencial para a produção de textos ou diálogos que envolvam opinião particular a respeito de determinado assunto.

5. METODOLOGIA: À partir do texto “O Discurso de Hittler” dar as explicações necessárias sobre os temas e envolver os alunos a fim de que sejam participativos levando-os a dar suas opiniões sobre o assunto principal: racismo.

6. RECURSOS DIDÁTICOS: Texto “O Discurso de Hittler”.

“Os poloneses [acentuou Hitler] nasceram especialmente para o trabalho pesado (...). Não é preciso pensar em melhorias para eles. Cumpre manter, na Polônia, um padrão de vida baixo, não se permitindo que suba (...). Os poloneses são preguiçosos e é necessário usar a força para obrigá-los a trabalhar (...).
Devemos utilizar-nos do governo geral (da Polônia) simplesmente como fonte de mão de obra não especializada (...). Poder-se-ia conseguir ali, todos os anos, os trabalhadores de que o Reich possa necessitar.
Quanto aos sacerdotes poloneses, (...) eles pregarão o que mandarmos. Se qualquer sacerdote agir diferentemente, daremos cabo dele. Sua tarefa é manter os poloneses tranquilos, broncos e fracos de espírito.
Indispensável ter em mente que a pequena nobreza polonesa deve cessar de existir; por mais cruel que isso possa ser, ela deve ser exterminada onde quer que se encontre (...). Deve haver apenas um senhor para os poloneses: o alemão. Dois senhores, lado a lado, não podem e não devem existir.
Todos os representantes da classe culta polonesa, portanto, têm de ser exterminados. Isso parece crueldade, mas é a lei da vida”.

7. AVALIAÇÃO: Entrega de uma redação com no mínimo 10 linhas que exponha de forma argumentativa a opinião do aluno a respeito do assunto.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-discurso-hitler.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário